Sacudindo o Planeta

O que é o perdão ?


O perdão é um processo espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa ou erro percebido por alguém. O perdão é uma característica celestial de Deus a qual todos nós temos que ter para com os nossos irmãos.


"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15).


Desde que todos os indivíduos responsáveis diante de Deus necessitam de perdão é, portanto indispensável que entendamos e pratiquemos o perdão. Todo o tempo nós pedimos a Deus que nos perdoe no Pai Nosso: “Perdoa-nos as nossas dívidas”, e não adianta nada ficarmos pedindo a Deus que nos perdoe se não perdoarmos nosso semelhante.
Às vezes pode ser até difícil perdoar as pessoas por conta da gravidade do fato que aconteceu. Mas não existe coisa pior, do que pecar contra Deus e não se arrepender, mesmo que seja sem querer.


Um grande exemplo de perdão é a parábola do Filho pródigo que podemos encontrar na Bíblia em Lc.15: 11-32.


A história diz que existia um homem e que este homem possuía dois filhos; certo dia um dos seus filhos pediu toda sua herança para seu pai e foi embora para uma cidade distante. Gastou todo o seu dinheiro com festas e prostituta, ao acabar seu dinheiro começou a passar fome e decidiu voltar para casa não como filho, mas sim como servo para ao menos ter o que comer. Chegando lá disse ao seu pai: “Pai pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado seu filho.” Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;

Devemos tomar esse exemplo para que todos possamos viver em comunhão uns com os outros e para que Deus se alegre com nossas atitutes. Então, perdoe logo quem te magoou, não continue vivendo com esse peso na conciência. Jesus quer que possamos  viver em paz .

Categories: